Sobre a CoralProf
Com o avanço nos estudos sobre Corais de Águas Profundas (CAP) no Brasil e um entendimento cada vez maior sobre a importância ecológica destes ecossistemas, novas demandas vêm surgindo nesta área nas últimas décadas.
Após a realização de diversos projetos de pesquisa sobre CAP no Brasil, em sua maioria idealizados pela Petrobras, foi possível identificar algumas das dificuldades inerentes ao estudo destes ambientes. Dentre essas dificuldades, ressaltam-se a coleta de dados primários, o acesso a informações existentes e a ausência de integração dos grupos de pesquisa no Brasil.
Neste contexto, ficou clara a necessidade da criação de uma rede para integrar pesquisadores e o conhecimento gerado sobre Corais de Águas Profundas. Assim, em 2015, foi convocada a primeira reunião com o objetivo de formar a Rede Brasileira de Pesquisadores de Corais de Águas Profundas, a CoralProf, sob coordenação da Petrobras.
No ano de 2016, ocorreu a 2ª Reunião Geral da CoralProf, quando foi definida a mudança da coordenação geral da rede para o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Na 3ª Reunião Geral, que ocorreu em dezembro de 2020, foi formalizada a estrutura e o funcionamento da rede de pesquisa.
Atualmente, a CoralProf é coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Sumida, do Instituto Oceanográfico da USP, e tem como principais objetivos:
- Promover a integração dos pesquisadores;
- Facilitar o acesso à informação;
- Ampliar a divulgação para o público geral.