Coleção de dados

Todos os dados da plataforma DECODE se encontram disponíveis para seleção e download através de um mapa georreferenciado. Nesta página, você encontrará um resumo dos diferentes dados disponíveis para utilização, assim como detalhes de cada tipo de dado e de seus métodos de aquisição. Em nosso mapa, os usuários podem interagir selecionando os dados através de diferentes camadas contendo anotações de presença de organismos, dados físicos, geofísicos e também camadas base (como topografia e batimetria, ou divisões político/administrativo).

Organismos

Está é a principal camada da plataforma e contém dados de registros (anotações) de organismos realizados através de filmagens com ROVs pelo litoral brasileiro. Estes são veículos modernos e que têm sido amplamente utilizados ao redor do mundo para o estudo de regiões profundas através de imagens. Essas anotações foram validadas por taxonomistas e especialistas, e podem ser baixadas em formato de planilha (.xlsx) ou shapefile, de acordo com o grupo (táxon), área de ocorrência, entre outras informações de interesse. Junto das anotações, os usuários podem realizar o download das imagens dos organismos e filmagens dos ROVs (arquivos de vídeo), com seus respectivos percursos (tracks).

Arquivos de vídeo em formato MPEG

Arquivo bruto de percurso (track) de ROV em formato .xlsx

Arquivo bruto de percurso (track) de ROV em formato .xyz

Imagem de um registro de coral do banco de dados.

Tabela de registro/anotações de organismos identificados através das filmagens de ROV.

Fauna associada aos corais registrada no banco de dados

Dados Geofísicos

Estes dados são formados por polígonos georreferenciados onde há uma maior probabilidade de ocorrência de bancos coralíneos. Os polígonos são na verdade alvos refletivos, gerados através de uma análise realizada pela Petrobras, que fez uma compilação de diferentes dados geofísicos. Para isso, foram correlacionados dados de retroespalhamento acústico (obtidos a partir de sinal emitido por sonar de varredura lateral e ecobatímetro multifeixe) com um mapa de amplitude sísmica proveniente de sísmica tridimensional.

Os polígonos foram identificados como elevações tridimensionais detectáveis pela batimetria, pela alta refletividade e pela presença de anomalias de amplitude nos dados de sísmica 3D. Os dados contêm uma tabela de atributos com outros dados relevantes, como, por exemplo, a confiabilidade e a área de cada polígono. Estes dados podem ser baixados no formato shapefile.

Exemplo do arquivo de alvos refletivos em um mapa georreferenciado

Dados Físicos

Também estão disponíveis na plataforma dados de temperatura, salinidade e velocidade do som da água do mar. A maioria destes dados são de perfis verticais, porém há também alguns dados coletados juntos aos ROV. Os dados destes sensores podem ser baixados nos formatos .xlsx (para Excel, OpenOffice e similares) , .txt (para MATLAB, Python/Numpy, etc) e .jpeg (imagem).

Perfil vertical de salinidade feito a partir dos arquivos da plataforma DECODE

Perfil vertical de temperatura feito a partir dos arquivos da plataforma DECODE

Exemplo dos dados brutos (em formato .txt) de um perfil de temperatura, salinidade e velocidade do som na água.

As imagens desta página apresentam dados fictícios, porém são baseadas nos formatos reais encontrados no banco de dados da plataforma.